Outubro 23, 2021

Meditar com óleos essenciais

 
Se há uma coisa que todos temos em comum, é o desejo de ser feliz e estar satisfeitos na vida. Mas, estamos a procurar a felicidade no lugar certo?
Segundo Trynlay Rinpoche, um meditador experiente e realizado, a verdadeira fonte de felicidade está na clareza dos pensamentos. Ele explica que factores externos só podem ser agradáveis se estivermos felizes por dentro. A meditação ajuda-nos a criar uma conexão segura entre o nosso mundo interno e externo. Estudos demonstraram que, quando meditamos, a sinalização cerebral aumenta no lado esquerdo do córtex pré-frontal, responsável por emoções positivas, enquanto a actividade diminui no lado direito, responsável por emoções negativas. Mas, colocar-nos no caminho certo para sermos felizes não é o único benefício que obtemos da meditação. A prática diária de meditação, seja por cinco minutos rápidos pela manhã ou por uma hora mais longa à noite, faz coisas incríveis pela nossa mente, como aliviar a ansiedade acumulada, melhorar o foco, acalmar as conversas mentais, aumentar a auto-estima e sentimentos de confiança. Outra grande coisa sobre a meditação é que é mais simples do que a maioria das pessoas pensa. Tudo que precisas para praticar é:
  • Um lugar calmo e tranquilo para te sentares;
  • Senta-te numa posição em que te sintas confortável e possas permanecer por um tempo;
  • Segue com a tua atenção a sensação da tua respiração quando ela entra e sai;
  • Da-te conta quando a tua mente vagueou; termina com gentileza.
Enquanto para algumas pessoas a meditação pode ser uma coisa simples, para outras, pode ser um pouco difícil. Obviamente, existem algumas ferramentas que ajudam a torná-la um pouco mais fácil, como os óleos essenciais, que podem ajudar a definir o humor e acalmar a tua mente, para que possas aproveitar o momento de uma forma mais tranquila. O objectivo de usar óleo essencial na meditação é encontrar aromas que minimizem as coisas que tornam a prática mais difícil, como stress persistente, mente acelerada e inquietação geral. Além de combater todas essas dificuldades, os óleos essenciais também têm a capacidade de tornar toda a experiência mais agradável. Aqui estão algumas óptimas opções de meditação com óleo essencial para experimentar.
 
Óleo essencial de Salvia (Clary Sage)
Este óleo tem a capacidade de remover pensamentos e energias negativas da mente. Ao cheirar esse aroma, serás capaz de evitar distracções. Também melhora o humor e pode ajudar a gerir a ansiedade e situações de depressão;
 
Óleo essencial de sândalo
Este é um óleo essencial com uma capacidade de limpeza que pode ajudar a reduzir o stress e os impactos negativos na tua mente. Uma das principais razões pelas quais as pessoas não conseguem meditar adequadamente é o stress. O aroma deste óleo ajudar-te-a sentires-te mais calmo, portanto, quando começares a meditar, experimentarás relaxamento físico.
 
Óleo Essencial de Rosa
Este óleo pode beneficiar a tua meditação diária, aumentando a tua autoconfiança. Sua bela fragrância floral tem a capacidade de abrir o teu coração, ajudando-te a experimentar uma variedade de sentimentos positivos.
 
Óleo essencial de Neroli
Outro ingrediente valioso para ajudar na meditação, este óleo ajuda a promover o amor próprio, a aceitação e a criatividade. Também pode ajudar a facilitar uma maior consciência e entendimento espiritual. Reforça a clareza, a paz e a atenção plena, vais obter um resultado incrível com este óleo essencial.
 
Óleo Essencial de Incenso
Durante a tua sessão de meditação, este óleo promoverá a calma na tua mente. Além de oferecer paz, também pode incentivar a cura emocional, tornando-a perfeita para promover a conexão espiritual.
 
Óleo Essencial de Eucalipto
O foco e a atenção plena na respiração controlada são essenciais para a meditação. As vias aéreas bloqueadas podem impedir-te de alcançar esse estado e assim usufruir do momento. Usa este óleo para alcançar facilmente o estado meditativo. Ele ajudar-te-a a respirar firme e profundamente.
 
Óleo essencial de lavanda
A lavanda é popular pela sua capacidade de relaxar todo o teu ser da cabeça aos pés. Pode ajudar a trazer uma sensação de paz e tranquilidade a uma mente ocupada e stressada e a limpar energias negativas, promovendo um profundo sentimento de paz interior.
 
Formas de usar esses óleos:
A maneira mais fácil de adicionar óleos essenciais na tua meditação é usando um difusor. Mas, também, podes adicionar algumas gotas do óleo escolhido a uma tigela de água quente e debruçares-te sobre ele enquanto respiras profundamente o perfume. Muitos óleos essenciais são seguros e benéficos quando usados directamente na pele. Pessoalmente, gosto de esfregar algumas gotas de incenso no pescoço e na mandíbula ou Salvia no terceiro olho antes de começar a meditar. Uma ou duas gotas de eucalipto esfregadas entre as mãos e depois na parte de trás do pescoço é uma óptima maneira de te concentrar e começar a prática de meditação.
 
Se quiseres mais informações sobre como começar a meditar ou na utilização de óleos essenciais deixa uma mensagem aqui nos comentários.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *