Outubro 23, 2021

LuMa

O Lergrátis esteve à conversa com a Inês, fundadora pioneira do projeto LuMa.

A LuMa é uma marca de brinquedos artesanais, de madeira e tecidos amigos do ambiente, criada por um casal empreendedor, ela professora, ele técnico de audiovisuais.

Os brinquedos são feitos pelo “papá cá de casa”, expressão que os filhos utilizam.

Inês Fernandes, fundadora da LuMa, costura jogos e brinquedos sustentáveis e cria prende-chuchas e mordedores de silicone alimentar.

A madeira que usam nos brinquedos é normalmente de pinho, faia e carvalho, derivada de fontes sustentáveis, 100% natural, não tratada.

Como surgiu o projeto LuMa?

A LuMa surgiu com a venda de prende-chuchas e mordedores para bebés. Porém, o meu gosto pela educação e metodologias alternativas fez com que eu quisesse ir mais além e oferecer aos bebés brinquedos em madeira, inspirados na metodologia montessori e waldorf. Pedi ao meu marido, habilidoso e criativo para fazer um ginásio de madeira. Ao colocar uma fotografia na minha página de Facebook de um serrote e uma bandeja de corte, percebi imediatamente que aquele projeto tinha mais pernas para andar do que imaginava.
Criámos um ginásio de madeira, publicámos, e estava criado o primeiro brinquedo LuMa. Desde aí, fomos crescendo e já contamos com vários produtos em madeira. Fui aperfeiçoando os meus dotes na costura e criando vários produtos sensoriais para bebés e crianças.

 

Como é que surgiu o nome LuMa?

O nome LuMa vem dos nossos dois bebés que agora já são mais crescidos, Lucas de 5 anos  e Mateus de 3 anos que foram o maior motivo para a criação deste projeto.

Quais são os principais objetivos deste vosso projeto familiar?

O nosso objetivo é criar brinquedos e materiais essenciais aos bebés e à aprendizagem das crianças. Criar mobiliário para centros de aprendizagem e escolas.

 

O  público alvo da LuMa são geralmente mães de bebés recém nascidos?

Depende, há brinquedos mais indicados para os primeiros meses de vida, como os ginásios, as rocas e os paninhos sensoriais, mas também criámos propostas como o andador, o pikler e cidade de construção para crianças a partir dos 9 meses. O nosso público alvo é, na maioria, mães interessadas em babywearing e metodologias alternativas de educação e pessoas que se interessam pelo movimento plástico zero e poluição.

 

Quais são os materiais envolvidos no vosso projeto, e como os desenvolvem?

São materiais sustentáveis e orgânicos. As madeiras são provenientes de florestas sustentáveis.

Os jogos sensoriais são costurados por mim, assim como os prende-chuchas e os mordedores. Os brinquedos são feitos através de placas de madeira bruta. São cortados, lixados e tupiados pelo Pedro. Através da máquina de laser são gravados.

 

 

 

Para terminar, se alguém quiser fazer-vos uma encomenda como podem fazê-lo?

A LuMa está presente em algumas feiras, mas vendemos, essencialmente, online. Os produtos são enviados através dos CTT

Podem chegar até nós através do Facebook, Instagram, Pinterest, WhatsApp e google. O site, em breve, estará disponível para compras online.

 

 

Facebook

https://www.facebook.com/nesluma/

Instagram
https://www.instagram.com/nesluma/

Pinterest
https://www.pinterest.com/nesluma/

Site
https://senifernandes1.wixsite.com/nesluma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *