Benfica era uma aldeia de camponeses (os saloios) , onde abundavam hortas, pomares , jardins e alguns monumentos religiosos.
No séc XVI , Benfica foi promovida a sede do julgado sendo-lhe concedidos dois juízes privativos , foi também nessa altura que se fixaram três importantes Irmandades: Nossa Senhora do Amparo , Santo António e São Sebastião.
Já no Século XVII a partir de 1730 verificou-se um grande aumento demográfico , devido aos trabalhos de construção do Aqueduto das Águas Livres e também devido á paisagem.
No Séc XIX apareceram as ligações com transportes públicos, e assiste-se à divisão da paróquia em dois e ao crescimento da cidade. Em 1885 separam-se do Concelho de Belém para passarem a ser território de Lisboa.
No Séc XX O território divide-se e dá origem a São Domingos de Benfica em 1959. A cidade continua a crescer de forma veloz e deliberada. Chegam mais homens ricos que trazem riqueza e maior desenvolvimento às terras. Na década de 50 habitavam na área 17.843 pessoas que cresceram para 50.000 em quarenta anos.
Nos últimos dez anos do século XX assiste-se a uma diminuição da população para 42.000 habitantes devido ao envelhecimento da população e à emigração dos jovens para zonas suburbanas da cidade.
Monumentos
A maioria dos monumentos de Benfica ficou das quintas que se espalhavam pelo território. Salientamos a Vila Ana, e a Vila Ventura (embora estejam em muito mau estado de preservação) assim como a Quinta da Granja, agora incluída num parque urbano com o mesmo nome. Destacam-se ainda, entre outros, os seguintes monumentos:
- Chafariz de Benfica, na Estrada de Benfica
- Igreja de Nossa Senhora do Amparo, na Estrada de Benfica
- Igreja do Calhariz
- Parque Silva Porto (Mata de Benfica)
- Quinta da Granja
- Troço do Aqueduto das Águas Livres, na Buraca
- Vila Ana, na Estrada de Benfica
Neste momento é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa , com 7,94Km2 de área e em 2011 tinha cerca de 36.821 habitantes.
Densidade:4.637,4 hab/km2.
Engloba cerca de dois terços do grande pulmão da capital portuguesa, o Parque Florestal de Monsanto.